sábado, 5 de novembro de 2016

Ecumenismo e a Wicca



Ecumenismo e a Wicca


Por Luani Macário

Vivemos em um país no qual existem várias religiões convivendo pacificamente. Divergências existem e existirão e a religião é tema que provocou guerras no mundo, ao longo da nossa história. No entanto temos que praticar a convivência social de forma aceitável. O preconceito contra os bruxos e as pessoas da religião afro brasileira é gritante em nossa sociedade, partindo da concepção de que se pode fazer o mal a alguém na forma de magia, sem deixar rastros. Na Roma antiga haviam legislações específicas para os trabalhos dos feiticeiros romanos, por exemplo, restos de feitiços eram punidos com a morte, acaso a pessoa para quem fosse endereçado o feitiço recebesse efetivamente a intenção maligna.

Aqui no Brasil o Ministério Público tem resolvido questões de convivência religiosa, como: som muito alto, passeatas nos dias santos principalmente entre Cristãos evangélicos e adeptos do Candomblé e Umbanda. Em relação aos Bruxos brasileiros resta a proteção do Estado aos cultos nas praças, como os que ocorrem na cidade de Brasília, no parque da cidade, bem como em vários espaços públicos em todo o país. Como conviver com nossos familiares?, questionamento recorrente, trago minha experiência, com a primeira crítica que surgiu “isso é coisa do Diabo!”, na época tive que explicar que o Diabo era uma invenção católica medieval e que na religião Wicca não se cultua o Diabo, aliás após vários anos de prática mística nunca o encontrei, por isso deve ser mesmo uma invenção para atemorizar pessoas que ficam com medo desde encontro tão falado e que recheiam os  filmes  na semana do dia 31 de outubro. A segunda crítica foi mais leve “isso é modismo, você deve esta desejando um novo caminho em sua vida, como não encontrou está buscando o oculto”. Bons anos se passaram e a cada círculo da Lua Cheia me emociono com a possiblidade de me preencher de luz lunar, e de estar em comunhão com o círculo da Deusa Cerridween e do Deus Cernunos, senhor e senhora da grande floresta Celta em pleno Brasil.
Ontem fui a um casamento muito bonito, com bela vista para o mar e com um entardecer muito belo antes da super lua, dia 16.10.2016. Essa cerimônia teve a benção de uma grande sacerdotisa do culto afro brasileiro, que promove a conscientização sobre os povos afros e a proteção da serra da barriga, local onde houve a resistência de Zumbi dos Palmares aqui em Alagoas/Brasil. A linda mãe Neide uniu os noivos com todo o Axé (palavra que significa sorte, muita sorte aos noivos), naquele momento agradeci a oportunidade de vivenciar e sentir tanta beleza e tanta ternura, em uma bela mulher e grande mãe afro descendente.
Ao viajar pelo mundo afora vi que vários bruxos não se identificam com os cristãos, preferem se vestir de negro, e alguns sofrem fisicamente ao passar por uma porta de uma igreja, passei por está experiência com um grande amigo bruxo.  Realmente as lembranças de anos de perseguição da Santa Inquisição (a partir do ano 1022, finalizando apenas no século XIX) ficaram na memória espiritual de muitos seres que estão entre nós ou ainda no plano astral, respeito o posicionamento de todos eles, mas é algo um tanto difícil de conviver em um pais como o Brasil para começar pelo clima sempre quente, afora poucas regiões mais frias no Brasil.

Temos de destacar que dentro de casa há uma tolerância religiosa que, em certa medida, se abrem em geral para o carinho e a afetividade: “até não gosto do que você anda fazendo, mas vem comer com a gente”, por exemplo, tenho amigos de diversas religiões que me conhecem desde menina, e nunca deixei de frequentar seus lares e vice versa por motivos religiosos, uma das leis da Wicca é a simplicidade, e a mais linda é o Amor, seja tolerante , não deixe de ir a festa de confraternização com seus amigos e parentes por causa de religiosidade, congregue, se una a eles em amor e tolerância, que o bem retorne agora.
No mês de outubro temos o dia 31 reconhecido como o dia do Bruxo, usamos e abusamos da criatividade, relembramos os velhos tempos, usamos preto, está festa de halloween e a festa do dia 02 de novembro, está última uma lembrança que os mortos se foram, podemos celebrar a vida, o eterno ir e vir da vida, nascer, crescer e morrer.
Repagine a sua espiritualidade! Viva como uma pessoa do seu tempo e não mais como um bruxo medieval, que o passado nos inspire com a sabedoria dos antigos, mas possamos mudar nosso mundo no presente com o pensamento eterno.

Que O Bem Retorne Agora.

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Carta do Mês de Novembro



Carta do Mês de Novembro



A carta para o mês de novembro é a carta da Deusa Bast. Amo os gatos, pois são flexíveis sabem aproveitar a vida, e os antigos egípcios descobriram nos gatos uma grande forma de divinizar os seus ensinamentos.
A Deusa Bast age pela delicadeza! Algumas pessoas desconfiam dos gatos, alguns acreditam mesmo que eles não gostam de seus donos e apenas do local onde moram, para os gateiros descobrimos todos os dias, um animal afetuoso, intimo, capaz de entender nossas nuanças humanas. O povo sábio do antigo Egito percebeu antes de todos nós a importância dessa sabedoria animal.
Receber essa carta, neste penúltimo mês do ano de 2016, é uma forma de estar aberta para a alegria, a flexibilidade da vida, de tentar estabelecer um meio termo entre trabalho, descanso, espiritualidade. Nos dias atuais tão corridos tentemos aprender com os gatos a aproveitar as delicia da simplicidade dos dias e da magia interna, sem grandes esforços na tentativa de fazer acontecer.

VAMOS MEDITAR? 

Para restabelecer seu dia, inspire devagar profundamente por três vezes. Relaxe a mente e o corpo, relaxe na intenção de deixar toda a tentativa de fazer algo acontecer. Durante este precioso tempo deixe aparecer de mansinho, uma estrada com luz suave, no meio dela você encontra uma grande e bonita gata que te espera para dar um sinal de boas-vindas. Ao encontra-la você sentirá uma alegria indescritível. Chame mentalmente bem devagarinho as pessoas que gosta, para junto da Deusa Bast. Felizes deem as mãos, sintam-se relaxados e serenos com o sol que brilha, com a estrada que se abre a sua frente, com o vento que sopra de mansinho, e sinta uma leve chuva, pingo suave agora vem para todos vocês, a grande gata sorri, e começa a correr, vocês felizes ficam em alegria e agradecem a doce chuva. Retorne em sua meditação e agradeça a possibilidade de estar no aqui e no agora.

Aproveitem a vida!

Grupo Wiccas Poderosas

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Halloween - 29/10/2016



Halloween


Por Luani Macário


Na noite do dia 29.10.2016, Coven de Cerridwen, a festa começou com uma bela ornamentação, nesse dia convidamos nossos amigos e parentes para celebrar e assim interagirmos com todos no mesmo espaço. 

O evento aconteceu na casa de Fabi, onde temos um coven estruturado, no centro do espaço colocamos o caldeirão e sentamos em círculo, todas estávamos de preto e Nat estava particularmente muito feliz em estar a caráter, toda feliz dizia: “é meu primeiro dia das bruxas”. Cada uma de nós estávamos muito centradas em meditar pela libertação das antigas mulheres que forma mortas pelo “crime de bruxaria”. 
Algumas de nós temos sequelas daquele tempo, não gostamos de colares que apertem o pescoço, ou de algo que nos lembre o fogo nos consumindo, outras se sentem sufocadas enquanto sonham, sequelas de um tempo que durou centenas de anos perseguindo o elemento feminino para proteger o império da igreja, enfim chegou a hora de transmutar – Que todo pesar vá embora.  Que forte como o aço a gente fique. Que o Bem eterno retorne AGORA.
O ritual foi aberto com todas nós sentadas em círculo. Mica fez uma limpeza em todas nós, com a vassoura, para adentramos ao espaço da meditação, acendemos o caldeirão que estava com os seguintes ingredientes: erva-doce, orégano – erva de Cerridwed, canela, aniz, não havia sal, apenas ervas. Naquele momento uma parte do álcool sobrou e caiu fora do caldeirão gerando fogos espiralados e de diversas cores, o verde era visto com sutileza, meditamos por todas que se foram de forma cruel, pedimos que o perdão fosse concedido, e que o bem retornasse naquele momento.


O fogo nos inspirava, quente e de forma avassaladora, eles consumia nossos temores, pedi pela saúde de todas nós, pois se alguém estivesse prestes a adoecer alcançasse a cura, que nos colocássemos dentro das labaredas da transmutação, e assim pedimos que nossos familiares fossem abençoados com aquele fogo transmutador, nesse momento, uma de nossas participantes chorou muito soltando sua emoção, Maíra chorava de emoção e em suas lágrimas havia alegria. Após esse momento de limpeza pessoal, pedimos que o manto de nosso mago mentor se estendesse ao Brasil,  que ele se unisse com o manto sagrado violeta que envolve o país, para que os números de homicídios diminuíssem. Mentalizamos também as eleições que aconteceram no dia 30.10.2016, e que o fogo transmutador influenciasse as pessoas boas, para que o crescimento econômico retornasse ao pais, bem como combatesse a corrupção em todos os estados brasileiros.
Em vários momentos agradecemos a Aradia, querida bruxa italiana, pelos ensinamentos recebidos da amada bruxaria transmutadora. Fechamos o círculo nos abraçando e agradecendo umas a outras por aquele momento. Seguimos após o ritual com nossa confraternização, entre convidados, parentes e amigos que nos aguardavam. Música tocando alta e a escolha foi  legião Urbana e Renato Russo.

Que o bem retorne no agora.

Feliz dia das bruxas...
Grupos Wiccas Poderosas.