quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Oração à Pachamama



Oração à Pachamama

 
 Por Andrea  Aleixo

Pachamama!
Mãe terra, mãe dedicada, que nada deixa faltar a seus filhos, que ensina-os como viver, de forma doce e suave grita-nos dizendo que tudo nos dá, que temos que dar continuidade ao que ela nos proporciona, que precisamos ensinar aos nosso a importância da preservação, que chora sempre que a maltratamos.
Vamos agradecer todo esse carinho e dedicação devolvendo a Mama os frutos do que ela nos dá. Busquemos simbolizar cada elemento advindo das fontes presenteadas a nós por Pachamama. O ar, enviado por Mama, que alimenta-nos com o prana que necessitamos para viver; a água que sana nossa sede, que rega nossas plantas, ajudando no processo de seu crescimento, que por sua vez irá alimentar nossos corpos, água essa que mata nosso calor, que hidrata-nos e mantém a vida nos rios, lagos, lagoas e mares, além de fazer com a terra continue fértil para que haja plantio; a terra, por sua vez, que, com a ajuda, da água e do ar nos permite usá-la para semearmos nosso alimento e depois efetuarmos a colheita, que por muitas vezes não agradecemos; o fogo que nos aquece, em tempos frios, que é utilizado para cozinhar os alimentos que extraímos da terra. Cada um com seu papel fundamental para nossa existência que, em um ciclo de amor, dedicação, permissão, nos envolve e protege em uma “bolha” vital. Não podemos esquecer de Pachacamac, pai que também é bastante amoroso e nos deu o sol, fonte de vida, que ilumina nossos dias, e nos deu a lua, que ilumina nossas noites que é de suma importância, assim como o sou, na germinação e crescimento de tudo que há neste planeta. Que apesar de ter ido e deixado sua amorosas esposa e seus filhos, sempre os protegeu, e os deu lugares magníficos para que possamos, sempre lembrar de sua grandiosidade. 
Diante de tanto amor, tanta dedicação, o que podemos fazer para retribuir?! Pensemos antes de agir e agredi-la, amemos a tudo e a todos, pois são importantes para que propaguemos nossa e as demais espécies. Temos a obrigação moral de cuidar do que nos é dado gratuitamente, cheio de bons sentimentos. Então, com isso, convido cada um de vocês a olhar com muito carinho para tudo que está ao seu redor e vamos agradecer com este lindo ritual, que nada mais é, que um singelo agradecimento por tudo que temos, se dedicarmos esforços. Muito amor em seus corações, que possamos nos inspirar nesses mitos e pôr em prática tudo que nos ensinam.

Pela cura, pelo sagrado, pela totalidade, pela fertilidade.

5 comentários: