sábado, 14 de janeiro de 2017

Receitas gastronômicas: Ritual Pachamama (Episódio 1)




Receitas gastronômicas


Por Edvilson Castro

Pleiteado pelo grupo, agora, postaremos algumas das receitas, de guloseimas, que degustamos em nossos rituais. Elas são escolhidas a partir da base culinária que identificamos quando estudamos sobre as deusas ou intuímos em contato com elas. 

 Ritual Pachamama

Episódio 1
Creme de Milho do Ed

Bom, a pedidos, já que muita gente gostou do creminho de milho que levei para o ritual da Pachamama, segue a receita para todo mundo:

INGREDIENTES:

·       2 latas de milho verde (usei milho verde enlatado, por não ter milho verde fresco disponível. Com o fresco fica mais gostoso, claro, na mesma medida)
·       1 litro de leite
·       1 frasco de tremoços (mesmo raciocínio, se tiver fresco, melhor. Pode ser substituído por grão de bico, ou por champignons, que fica uma delícia)
·       2 caixas de creme de leite OU uma lata de creme de leite sem o soro OU 1 unidade de creme de leite fresco
·       Sal a gosto
·       2 colheres de sopa de açúcar
·       3 dentes de alho cortado em lâminas finas ou cubinhos
·       Meia cebola picada
·       Óleo para refogar o sal e a cebola
·       3 ramos de manjericão (opcional)
·       3 ramos de hortelã miúda (opcional)

MODO DE PREPARO:
1.    Refogue a cebola, até começar a dourar, e em seguida coloque o alho, em fogo baixo.
2.    Bata no liquidificador uma lata de milho com um copo de água e em seguida o leite. Após liquidificar bem, adicione este líquido ao refogado, mantendo o fogo baixo. Logo em seguida, coloque a outra lata de milho na panela, e os tremoços.
3.    Coloque então os ramos de manjericão e de hortelã, ou das ervas que preferir, as duas colheres de açúcar e o sal a gosto, sempre provando e lembrando que, com o cozimento, o sal vai se concentrar cada vez mais.
4.    Cozinhe por cerca de uma hora em fogo baixo, mexendo sempre para não grudar.

Dicas:

1.    Em vez de tremoços, você pode escolher outra coisa: pode ser frango desfiado, pedacinhos de linguiça, o que estiver com vontade e tiver à disposição no dia. Esse creme é uma sopa base. Aceita o que quisermos colocar dentro;
2.    Use as ervas que a sua intuição culinária e a estação mandarem e seja feliz.
3.    Mexer sempre e manter o fogo baixo, são duas coisas muito importantes. Não precisa ser escravo da panela, mas mexer sempre. E NUNCA use fogo alto. O fundo queima, e fica horrível pra limpar sua panela.
4.    Você pode deixar na consistência que quiser. Basta deixar mais ou menos tempo no fogo. Pode chegar até uma consistência de purê, para comer com arroz no almoço fica muito bom!
5.    Essa é a receita base como foi feita ontem, com muito amor, e ouvindo músicas bruxais. Mas cada um pode e deve adaptar do jeito que quiser.

Cozinhar é uma das melhores formas de magia!

Abençoados sejam! Pela Deusa, pelo Deus, pela Lei do Três!

Um comentário:

  1. Adoro creme de milho! Aliás, amo sopas, ensopados, etc. Achei muito didática a receita. Qualquer pessoa iniciada na cozinha consegue fazer acompanhando o passo-a-passo!

    ResponderExcluir